"Espíritas! Amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo." (Cap. VI, item 5)

"Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que faz para domar suas más inclinações." (Cap. XVII, item 4)

O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

Artigos

Aceitação

A aceitação consiste na adoção do conformismo, principalmente perante as situações desagradáveis, numa passividade sofrida e frustrante?

[ Leia mais...]


Afetividade

No que consiste a afeição? Em nossa essência, existe instalada a necessidade de afeto? A troca de afetos é fator estimulante do progresso? Por que a repressão de nossa afetividade gera desequilíbrios? Somos plenamente afetivos, afetuosos? Por que a aspiração pelo amor causa medo em inúmeras pessoas?

[ Leia mais...]


Afinidade e sintonia

A afinidade consiste na semelhança, identidade ou conformidade de gostos, interesses, sentimentos, propósitos, pontos de vista. Por sua vez, a sintonia se estabelece em virtude da atração e da simpatia que passa a vigorar entre as partes que mantêm afinidade. E pelos mecanismos da lei de afinidade, a sintonia constitui lei inderrogável. Quais as implicações, as consequências disso?

[ Leia mais...]


Agressividade

O que é a agressividade? Quais as suas formas de expressão? Existe a agressividade oculta? Por que um indivíduo é agressivo? Qual a sua causa fundamental, segundo os postulados espíritas? É possível educá-la? Como conseguir o abrandamento dos impulsos agressivos?

[ Leia mais...]


Ambição

O indivíduo ambicioso consegue satisfazer-se com aquilo que já conseguiu conquistar? Segundo o que se encontra registrado nos evangelhos, Jesus condenou a ambição? O desapego do consumismo e do materialismo pode mostrar-se saudável à nossa saúde íntima? Se direcionássemos com maior equilíbrio nossos impulsos ambiciosos, poderiam eles ser-nos bastante úteis?

[ Leia mais...]


Amizade

A amizade nos estimula ao crescimento moral e espiritual? Existem diferentes tipos de amizades? Que hábitos podem ser desenvolvidos para a manutenção do relacionamento amigo? Quais as características da genuína amizade? Os verdadeiros amigos são aqueles que nos rodeiam pelo que temos ou pelo que somos?

[ Leia mais...]


Amor

A vivência do amor é apenas uma necessidade passageira ou algo a que estamos fatalmente destinados? No que consiste esse sentimento? Como ele se manifesta? Quais as virtudes a ele vinculado? Do que o amor é capaz?

[ Leia mais...]


Aprendizado

Aprendemos somente através do que ouvimos passivamente? Em termos comportamentais, o que caracteriza um efetivo aprendizado? No que consiste o processo de aquisição de experiências? Por que erramos? Perante os próprios erros, qual a postura mais adequada para a devida superação? Em termos de aprendizagem, do que precisamos, urgentemente, nos conscientizar?

[ Leia mais...]


Arrependimento

No que consiste o arrependimento? Tem ele a finalidade de nos levar ao sofrimento ou, justamente o contrário, nos libertar desse padecimento? Quem se arrepende deve entregar-se a infindáveis lamentações e pesares? De que maneira os erros podem ser corrigidos?

[ Leia mais...]


Autoamor

Trata-se o autoamor de egoísmo, narcisismo ou vaidade? Deve o amor ser, inicialmente, buscado e encontrado fora de nós mesmos? Pode o autoamor nos poupar de escolhas e atitudes indevidas? O que precisamos fazer para nos desligar de pessoas, crenças e situações que não nos são saudáveis? Nossas questões mais difíceis são aquelas que se relacionam com o próximo?

[ Leia mais...]


Autoestima

O que é a autoestima? Por que ela é de importância capital em nossa vida? Quais são os sinais característicos da baixa autoestima? Como desenvolver uma autoestima mais elevada? Quais os benefícios que esta pode nos trazer?

[ Leia mais...]


Autoridade

O que é a autoridade? Existe diferença entre ela e o autoritarismo? Qual foi a lição de Jesus sobre o assunto? A autoridade verdadeiramente nos pertence? Será cobrado de nós, um dia, o uso que fazemos do nosso poder perante os demais?

[ Leia mais...]


Caridade

Por que o comportamento caridoso não é algo espontâneo e natural em muitos de nós? Quando nos envolvemos com a caridade, o que vale mais: a quantidade ou a qualidade? Quais são as suas formas de expressão? Com o Espiritismo, a caridade abarca outros aspectos e opções? O autêntico comportamento caridoso sempre está a esperar o reconhecimento, a gratidão ou qualquer outro tipo de recompensa?

[ Leia mais...]


Céu e inferno

O céu e o inferno verdadeiramente existem? Estão eles localizados em algum lugar circunscrito, como, por exemplo, no espaço sideral ou no centro da Terra; ou representam a condição íntima de cada indivíduo? Por que temos tanto medo do inferno? E como fazer, então, para conquistar o céu?

[ Leia mais...]


Concentração

Por que a concentração é tão fundamental numa reunião mediúnica séria e de objetivos superiores? Ela cansa? Existem técnicas para se obter uma boa concentração? Por que alguns ainda apresentam tantas dificuldades para sustentar sua atenção nos objetivos do trabalho, dispersando-a com certa frequência?

[ Leia mais...]


Cooperação

O que é cooperar? Necessitamos uns dos outros? Somos todos interdependentes? O que pode impedir a cooperação entre as pessoas? Cooperar com uma pessoa, em determinadas circunstâncias, significa assumir sua vida? E se precisarmos de cooperação e ninguém se dispuser a nos ajudar?

[ Leia mais...]


Crenças e preconceito

Qual a força de nossas crenças na maneira de vivermos nosso dia a dia? Elas sempre nos beneficiam? Existe alguma dinâmica entre nossas crenças e o preconceito? Somos criaturas preconceituosas? Qual foi o exemplo que Jesus nos deixou sobre essa questão?

[ Leia mais...]


Depressão

O que é a depressão? Quais são os seus sintomas? Que fatores podem desencadeá-la? Quem são os indivíduos mais propensos a sofrerem de depressão? Quais os tratamentos que o depressivo deve buscar? Como o Espiritismo, através de seus postulados e princípios, pode ajudar uma pessoa que não mais encontra sentido em sua própria vida? Pode o tratamento espiritual contribuir, igualmente, para a melhora do depressivo?

[ Leia mais...]


Deus - seu incondicional amor

Deus nos castiga? Como é possível constatar se Ele realmente nos ama, e de forma incondicional, principalmente quando erramos? Por que ainda determinadas crenças religiosas pregam que Deus até consegue ser misericordioso em determinada situações, mas irado e vingativo em outras? A lei de ação e reação, um dos postulados espíritas, trata-se de uma represália divina? Existe algum ensinamento de Jesus quanto a esse assunto?

[ Leia mais...]


Deus - sua existência

Desde quando o ser humano cultiva a sua crença em Deus? Essa fé apresentou evolução com o passar do tempo? Deus existe? Além da Religião, a Ciência também tem contribuído para o desenvolvimento dessa convicção? Qual a contribuição de alguns cientistas nesse sentido?

[ Leia mais...]


Dor

O que é a dor? Existe somente a dor física? Por que não incluímos a dor em nosso repertório de possibilidades? Quem a cria, Deus ou o próprio homem? Carrega ela, em si, alguma função positiva?

[ Leia mais...]


Doutrina espírita - ciência, filosofia e religião

O espiritismo é uma religião? Em que se alicerça sua doutrina? Por que ela empreendeu uma revolução espiritual e moral? É-nos possível conciliar a fé com a razão? É viável a união da Ciência com a Religião? Quando é que um indivíduo, na condução do seu cotidiano, filosofa? De que maneira podemos reverenciar a Deus?

[ Leia mais...]


Empatia

Jesus era uma pessoa empática? No que consiste a empatia? Ela consegue melhorar nossas relações interpessoais? É-nos possível seu aprendizado?

[ Leia mais...]


Erros

Por que erramos? Os enganos contribuem, de alguma forma, para nosso amadurecimento íntimo? Alimentar a culpa e o remorso perante os equívocos pode nos trazer algum benefício? O que necessitamos observar para não ficarmos cometendo sempre os mesmos erros? Somos nós os maiores causadores dos próprios infortúnios?

[ Leia mais...]


Espírita

Em quais condições os postulados da Doutrina Espírita devem ser aceitos pelos espíritas? São estes obrigados a se submeterem às orientações e às instruções do Espiritismo? O espírita faz uso de convenções e formalismos, de rituais e atitudes supersticiosas, de imagens e símbolos? Para ser espírita, basta frequentar uma casa espírita ou participar de reuniões mediúnicas? A simples crença na existência e manifestação dos espíritos aprimora alguém? O fato de um indivíduo dizer-se espírita faz dele uma criatura especial ou abençoada? O que é ser espírita?

[ Leia mais...]


Espírito protetor (ou "anjo da guarda")

O que é o Espírito protetor? Qual sua missão perante nós? O que nos predispõe a um contato mais intenso com ele? É-nos possível ter uma relação mais direta com ele?

[ Leia mais...]


Espíritos

Por que muitos ainda não acreditam na existência dos espíritos? Se existem, é natural, então, que nos comuniquemos com eles? Qualquer pessoa pode manter contato com os espíritos, ou esse intercâmbio é somente realizado por indivíduos que possuem uma faculdade própria para isso? O que pensar sobre a proibição de Moisés quanto à comunicação com os "mortos"? Ainda continua vigente? Como ele poderia proibir algo que não fosse possível?

[ Leia mais...]


Expectativas

Por que projetamos nossos anseios de felicidade naquilo que os outros podem e "devem" nos proporcionar? Por que desejamos que os outros preencham nossos "vazios" emocionais? Somos seres verdadeiramente incompletos? Por que nem sempre o "casaram-se e foram felizes para sempre" acontece?

[ Leia mais...]


Família

Até que ponto nossos conflitos familiares são tão sérias divergências que trazemos do passado? Ou será o nosso estado de ânimo o maior responsável pela percepção positiva ou negativa que possamos alimentar em relação às pessoas e às circunstâncias?

[ Leia mais...]


Fluidos

Qual a maneira correta de pronunciar tal palavra: fluido ou fluído? O fluido também é matéria? Está correto o termo "fluido espiritual"? Os fluidos inerentes ao mundo material são de propriedades distintas dos fluidos do mundo espiritual? O fluido possui qualidades? Produzem efeitos sobre o perispírito e sobre o corpo físico?

[ Leia mais...]


Fragilidade

Por que temos dificuldades em perceber as fragilidades que ainda carregamos? Por que preferimos ser reconhecidos apenas por nossas qualidades e virtudes? A superação de conflitos íntimos e o crescimento pessoal são coisas que conseguimos conquistar totalmente sozinhos?

[ Leia mais...]


Julgamento das atitudes alheias

Por que, em determinadas circunstâncias, agimos como implacáveis juízes da causa alheia, se muitas vezes sentimos que as pessoas que nos cercam são incapazes de nos compreender e nos julgar adequadamente? Porque somente nos é possível e válido o autojulgamento? Por que nos custa compreender que, quando negativamente criticamos alguém, nos obrigamos à adoção de um comportamento diferente, justamente para não "errarmos" naquilo que temos por inconveniente no outro?

[ Leia mais...]


Livre-arbítrio

Termo com o qual constantemente nos deparamos no estudo da Doutrina Espírita, o que é o livre-arbítrio? Trata-se de um atributo humano absoluto? Todos sabem usá-lo de forma adequada? Por que fazemos escolhas cujas consequências acabam nos prejudicando? O acerto em nossas escolhas é de nosso próprio mérito? Será sempre o próprio indivíduo o responsável por seus atos? E se alguém influenciar negativamente seu livre-arbítrio, tem ele a mesma responsabilidade pelo desacerto de suas escolhas?

[ Leia mais...]


Mediunidade - compromisso ou missão

A mediunidade é um compromisso ou uma missão? Os médiuns são credores de uma proteção especial? Por que se nasce médium? Os médiuns são pessoas diferentes? O exercício da mediunidade é somente esforço e luta? Ela representa uma obrigação?

[ Leia mais...]


Mediunidade - dar de graça o que de graça se recebeu

Por que Jesus recomendou a seus discípulos para que dessem de graça o que de graça receberam? Com que finalidade a mediunidade é concedida tanto a pessoas dignas como indignas? Quando se faz comércio com tal faculdade, ela verdadeiramente se presta ao socorro e à ajuda ao próximo? A mediunidade é a marca da grandeza espiritual do medianeiro?

[ Leia mais...]


Milagre

Milagres acontecem? Deus faz milagres? No que se assentam os fenômenos ditos "sobrenaturais"? Como a doutrina espírita os explica? Jesus produzia milagres? Com que intuito o Cristo produziu fenômenos inexplicáveis para sua época?

[ Leia mais...]


Morrer e desencarnar

Existe diferença entre morrer e desencarnar? A morte e a desencarnação ocorrem simultaneamente? O que pode prender o espírito ao seu corpo físico, após o falecimento deste? É possível, em vida, se preparar para uma desencarnação mais rápida?

[ Leia mais...]


Morte - medo em relação a ela

Por que tememos a morte, se a sua ocorrência é a única certeza que temos na vida? Por que desejamos tanto a imortalidade, mesmo que alimentemos algumas dúvidas quanto ao que ela verdadeiramente representa? No que acreditar ou o que buscar para melhor administrar esse sentimento tão negativo em relação à morte?

[ Leia mais...]


Morte de entes queridos

O que torna a morte tão terrível? Por que não a aceitamos? Por que a negamos? Ela realmente existe? Ela é um castigo de Deus, principalmente quando uma criatura jovem se vai? O que é necessário para a sustentação da serenidade e do equilíbrio diante da partida de um ente querido? No que pode nos beneficiar a vivência de uma religiosidade mais equilibrada? No que consiste a contribuição da Doutrina Espírita para essa inevitável realidade?

[ Leia mais...]


Mudança

O que implicam as mudanças? Quando elas são necessárias? Por que resistimos a elas? Estamos voltados ao cultivo da mudança interior ou buscamos mais a exterior?

[ Leia mais...]


Mulher

A mulher desfruta do respeito que todo ser humano necessita para viver bem? Ela é devidamente reconhecida em seus direitos? Como surgiu o "Dia Internacional da Mulher"? O que representou para a mulher ocidental a emancipação feminina? Tem ela uma missão diferente da que o homem é investido?

[ Leia mais...]


Perfeição versus perfeccionismo

É-nos possível ser tão perfeitos quanto Deus? O que é a perfeição? A perfeição é perfeccionista?

[ Leia mais...]


Prece - sem rituais ou formalismos

Para os espíritas, a prece necessita possuir rituais e formalismos? Numa oração, o que mais prevalece, a repetição de palavras decoradas ou os sentimentos e os pensamentos daquele que a pratica? Qual foi o ensinamento de Jesus quanto à melhor atitude a ser adotada no momento da prece?

[ Leia mais...]


Prece - seus três tipos

Em razão de sua finalidade, quais são os tipos de prece, segundo a Doutrina Espírita?

[ Leia mais...]


Reencarnação - objetivos existenciais

Qual o maior objetivo de nossa existência? Por que muitos não valorizam a própria vida? Segundo a Doutrina Espírita, o que significa as palavras "nascer de novo", proferidas por Jesus? É-nos possível a conquista do "Reino de Deus"?

[ Leia mais...]


Relacionamento

É-nos possível viver sem o afeto das outras pessoas? Existe uma fonte de realização profunda? O que é necessário para que o amor possa existir e se manifestar? Por que existem pessoas que excluem de sua vida parentes, amigos e até filhos? Diferença significa divergência? Somos influenciados pelos relacionamentos que instituímos?

[ Leia mais...]


Respeito

Qual é a atitude de quem respeita os direitos de seus semelhantes? Devemos respeitar e apreciar apenas aquelas pessoas que consideramos merecedoras de nossa deferência? O respeito que devemos ao outro independe de nossas convicções? Entre a capacidade de sentir amor e o respeito, qual dos dois será o mais importante?

[ Leia mais...]


Responsabilidade

Responsabilidade e conhecimento são diretamente proporcionais? Somos responsáveis pelas circunstâncias que nos ocorrem? Por que temos a tendência de responsabilizar os outros pelos nossos insucessos? É-nos indispensável o desenvolvimento da responsabilidade coletiva?

[ Leia mais...]


Reunião mediúnica

Qual a finalidade da reunião mediúnica na Casa Espírita? Consiste ela no exorcismo de espíritos perturbados e/ou perturbadores? Quem são esses espíritos? Por que a necessidade de diálogo direto com os encarnados, por meio da psicofonia? Quais as qualidades que o dirigente e/ou dialogador necessitam possuir? Qual deverá ser o clima do diálogo a ser empreendido com o espírito comunicante?

[ Leia mais...]


Sexo

Por que a busca do prazer sexual é condenada por muitas religiões? Se buscarmos o prazer sexual, estaremos procedendo de maneira pecaminosa? A prática sexual deve objetivar apenas a reprodução? Será que a atual liberdade sexual tem proporcionado a satisfação que o ser humano tanto deseja? Como os postulados espíritas entendem tão controversa questão?

[ Leia mais...]


Sintonia e afinidade

Vide o texto "Afinidade e sintonia", acima.

[ Leia mais...]


Solidariedade

O que caracteriza a solidariedade? Somos pessoas solidárias? Qual a contribuição do espiritismo para o desenvolvimento do sentimento solidário? A solidariedade nos proporciona vantagens?

[ Leia mais...]


Vida

O que é a vida? Tem ela um objetivo específico? Trata-se de alguma oportunidade concedida pela Sabedoria Divina? Estamos aqui para buscar realizar qual destino? Suportar nossos dissabores significa deixar-nos pautar pela apatia, indiferença ou mesmo pela passividade? Estamos dispostos a aprender com tudo o que a vida tem para nos ensinar?

[ Leia mais...]


Vigilância

A atenção que a vigilância requer poupa-nos de maiores problemas? No que consiste a tentação? O que é ser tentado? A vigilância pode nos precaver das tentações?

[ Leia mais...]


Vontade

Por que há momentos em que sabemos claramente o que precisamos realizar para amenizar ou mesmo solucionar uma determinada situação difícil, entretanto, não conseguimos fazer nada? Por que é a vontade que impulsiona nossas ações e realizações? Tende ela a sofrer influências? Quanto maior for o aprimoramento intelecto-moral de um indivíduo, mais intensa será a ação de sua vontade? Que ensinamentos um rio pode nos proporcionar?

[ Leia mais...]